Neophemas

--
O género Neophema agrupa seis espécies de pequenos periquitos, originários da Austrália, que se caracterizam por se alimentarem de pequenas sementes no solo, sendo por isso chamados de periquitos da erva. Anteriormente o periquito-de-bourke (Neopsephotus bourkii) estava incluido no género Neophema, mas actualmente foi separado para um género próprio. Assim as seis espécies são:

» Periquito-de-asa-azul, Neophema chrysostoma
» Periquito-elegante, Neophema elegans
» Periquito-das-rochas, Neophema petrophila
» Periquito-de-ventre-laranja, Neophema chrysogaster
» Turquoisine, Neophema pulchella
» Periquito-esplêndido, Neophema splendida
» Destes, quatro são mantidos em cativeiro em Portugal, sendo eles o elegante, asa-azul, esplêndido e o turquoisine.

Fonte.: Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre
--
DISTRIBUIÇÃO
Austrália central e meridional.
--
DIMENSÕES
Aproximadamente 23 centímetros
--
DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS
NEOPSEPHOTUS BOURKII -Habitualmente, a fêmea tem um porte ligeiramente menor do que o macho e a cabeça é também menor. No caso das aves com uma plumagem natural, a fêmea é igualmente reconhecível pela ausência das penas azuis na testa ou pela presença menos vistosa dessas penas.

NEOPHEMAS PULCHELA – Nesta especie normalmente existe dimorfismo sexual , ou seja existem diferenças na plumagem dos dois sexos. As femeas não tem a risca vermelha nos ombros a cabeça tem menos azul , a plumagem é mais pálida e o tamanho é menor.

CARACTERÍSTICA SOCIAIS
O neophema é uma ave muito gregária e extremamente tolerante, que não causa qual quer problemas, mesmo que seja alojada juntamente com a menor e a mais delicada das aves tropicais, inclusivamente durante a época de criação. Os Neophemas devem ser criadas em casais separados, uma vez que um grande número de casais coabitando no mesmo espaço, de um modo geral, não produz resultados satisfatórios, em termos de criação. É perfeitamente possível criar também em exemplar isoladamente, desde que desfrute de suficiente atenção.

ALOJAMENTO ADEQUADO
Os Neophemas podem ser criados num aviário ao ar livre desde que estejam bem ambientados . Um espaço interior comprido é também muito apropriado. As aves não são destruidoras . Também pode manter Neophemas numa gaiola espaçosa em recinto fechado. No entanto, relativamente à falta de espaço, as aves devem poder distender as asas no exterior da gaiola, de vez em quando.

TEMPERATURA AMBIENTE
Os Neophemas são aves relativamente resistentes e podem sobreviver ao inverno, desde que tenham acesso a um abrigo nocturno que as proteja de geada. Normalmente, dispensam um aquecimento suplementar.

ALIMENTAÇÃO
Estas aves podem ser alimentadas com uma dieta básica que inclua uma mistura especial de sementes. Além disso, durante a época de criação, apreciam pequenas quantidades de alimento à base de ovos próprio para periquitos. De vez em quando, pode dar-lhes algumas verduras. Não seja excessivamente generoso, uma vez que o abuso de alimentos verdes provoca irrevogavelmente problemas intestinais. As aves devem também dispor de areia em quantidades suficientes.

ACTIVIDADES
Os Neophemas são aves muito calmas que, sendo adquiridas quando jovens, aprendem rapidamente a confiar no tratador. Utilizam todo o espaço do aviário e, frequentemente, esgaravatam o chão do aviário. Contrariamente à maior parte das espécies de periquitos, os Neophemas não cantam muito, mas quando o fazem. Produzem um canto melodioso, suave e muito agradável. Também não tem tendência para roer. Estas aves são muito activas durante as horas de crepúsculos, por vezes, em noites claras. Uma vez por outra, pode borrifá-los com jactos ultrafinos, por meio de um borrifados de plantas, mas esta espécie raramente toma grandes banhos.

CRIAÇÃO
De um modo geral, os Neophemas são boas aves de criação que se dedicam de uma forma empenhada e essa tarefa. A caixa de ninho deve Ter uma área com cerca de 20x20 centímetros e uma altura entre 30 e 35 centímetros. O orifício da entrada deve Ter 7 centímetros de diâmetro. Os Neophemas não nidificam, mas gostam, de pôr os ovos superfície macia e ligeiramente húmida. Para isso, pode colocar musgo de turfa e ou pedaços de madeira apodrecida ou serradura. Põem entre três e seis ovos que a fêmea choca durante um período de 18 a 20 dias, aproximadamente. A plumagem surge quando as cria tem cerca de duas semanas de vida, mas estas são alimentadas durante mais duas a tres semanas, predominantemente pelo macho. Frequentemente, a fêmea já está empenhada na preparação da postura seguinte. Os Neophemas são aves razoavelmente prolíficas. Estando em boas condições físicas e desfrutando de uma boa alimentação variada, podem Ter com êxito duas, ou menos três ninhadas por época. As crias apresentam a sua plumagem definitiva ao fim de oito meses de vida, aproximadamente. É preferível não separar as aves mais velhas que tenham um bom relacionamento mútuo. Estas aves constituem, frequentemente, casais para toda a vida.

MUTAÇÕES
Neophema Bourkii -Tem-se registrado diversas mutações cromáticas entre quais o amarelo, opalino (rosa) , lutino , rubino . fallow etc........
Neophema Pulchela – Amarelo, opalino, canela , peito vermelho etc.........

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
A sua agradável natureza gregária, a beleza do colorido , o modo como cuidam das suas crias e a sua natureza calma fazem destas aves um pouco exigentes uma escolha preferida dos amantes de aves.

Fonte.: Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre

Continue lendo >>

  ©Criadouro Fabiana - Todos os direitos reservados.

Template by Clube dos Psitacídeos® | Topo