Ringneck

--
Também conhecido como periquito do nariz rosa, ou ringneck indiano, o ringneck é um pássaro que possui o bico em forma de gancho, rabo longo e sou moderadamente pequeno. Estas características o classificam como periquitos; porém, eles são verdadeiros papagaios. Tenho aproximadamente 38 centímetros de comprimento e um olhar que o deixa com uma aparência misteriosa.
Os ringnecks selvagens são verdes e durante dias nublados ficam com aparência mais clara. Também possui linhas amarelas nas asas e nas penas do rabo. Machos e fêmeas são bem parecidos porém, o macho tem um anel preto ao redor do pescoço. O anel dos machos são realçados com turquesa, rosa, e azul. Embora não apareça, a fêmea possui um anel esverdeado e discreto.
Ambos os sexos possuem rabos grandes. As maiores penas do rabo são azuis e determinam o seu tamanho. Como a grande maioria dos ringnecks é verde, é difícil de encontrá-los quando está em cima das árvores ou arbustos. Sua presença é identificada através dos gritos e alertas que o bando emite. São nativos da Ásia e da África e podem ser vistos nas florestas ou ambientes áridos. Também podem ser encontrados nos centros urbanos. Formam grupos em ambientes incomuns e podem ser encontrados na Califórnia, Flórida e o no Reino Unido. Há quem diga que o ringneck já foi responsável pela destruição de plantações, mas, não existem muitos relatos sobre isso. Podem ser vistos em áreas rurais se alimentando de sementes ou em parques, sobre as árvores. São pássaros inteligentes e com grande carisma. Podem ser facimente domesticados devido a sua facilidade de aprendizado e adoram se exibir. Tem grande propenção à fala. Se forem bem ensinados, chegam a falar como os papagaios. A criação e o adestramento de ringnecks é centenária. Com o aprendizado de hábitos domésticos, várias mutações genéticas do ringneck surgiram como a variedade de cores e inteligência cada vez mais aguçada.


Eduardo Teixeira
Criador conservacionista

Continue lendo >>

  ©Criadouro Fabiana - Todos os direitos reservados.

Template by Clube dos Psitacídeos® | Topo